As válvulas on off de controle são dispositivos industriais que abrem ou fecham totalmente o fluxo de fluidos (líquidos ou gases) em tubulações. Elas são usadas em plantas químicas, petroquímicas, alimentícias e de saneamento, garantindo segurança, rapidez e vedação completa nos processos.
Plantas industriais dos mais variados segmentos precisam de um rigoroso controle de vazão de fluidos para que seus processos de produção operem com segurança e eficiência, sendo as válvulas de controle on-off essenciais para isso.
Mas, no que essas válvulas se distinguem de outros tipos, que benefícios elas oferecem e quais são suas aplicações mais comuns?
Acompanhe abaixo e entenda!
O que são válvulas de controle on/off?
As válvulas de controle on/off são dispositivos que exercem controle de vazão em duas posições: totalmente abertas ou totalmente fechadas. Ou seja, elas liberam ou bloqueiam integralmente o fluxo de substâncias líquidas ou gasosas em tubulações e equipamentos industriais.
Sendo assim, as válvulas de controle on/off têm um diferencial importante em relação a outros modelos de válvulas, pois elas não realizam um controle parcial da vazão como alguns tipos exercem.
Como funcionam as válvulas de controle on/off?
O funcionamento das válvulas de controle on/off é relativamente simples: se a válvula estiver na posição aberta (on), o fluido tem vazão livre pela tubulação. Já se a válvula for colocada na posição fechada (off), a vazão será bloqueada, impedindo que o fluido percorra o sistema.
Esse mecanismo pode ser acionado por atuadores elétricos, hidráulicos e pneumáticos, ou manualmente, sendo mais comum o uso de modelos de válvula atuadora.
Porém, o funcionamento detalhado depende de cada modelo de válvula de controle on/off, pois existem diversos, sendo que em cada um deles a abertura e o fechamento é feito por um mecanismo diferente.
Por exemplo, o mecanismo da válvula borboleta funciona através de um disco que gira em um eixo. Se o disco é colocado na posição paralela à vazão, a válvula abre e libera o fluxo. No entanto, se o giro deixar o disco na posição perpendicular, a válvula fecha e interrompe o fluxo.
Principais modelos de válvula on off
É possível encontrar diferentes modelos de válvula on off para controle, como:
Confira mais sobre a válvula borboleta
- Válvula borboleta: oferece uma capacidade de vazão considerada boa, além de ser leve e não ocupar muito espaço;
- Válvula esfera: proporciona plena passagem e é resistente contra altas temperaturas;
- Válvula portão: múltiplas aplicações, como em mecanismos de irrigação e no controle de fluxo de produtos químicos;
- Válvula solenoide: costuma ser indicada para tubulações com até 3’’;
- Válvula guilhotina: é mais utilizada nos casos em que os fluidos possuem matérias sólidas suspensas.
A escolha da válvula on off ideal depende sempre do objetivo do uso e da função desejada.
Conheça também a válvula reguladora de fluxo
Aplicações industriais das válvulas de controle on/off
Muitas indústrias têm válvulas de controle on/off instaladas nas suas plantas. Desde a indústria petroquímica até a farmacêutica e a de alimentos, o controle de vazão é comum a uma extensa gama de setores, como veremos a seguir:
1. Indústria química
As aplicações das válvulas de controle on/off na indústria química envolvem o controle de vazão de produtos químicos.
Essas substâncias podem ser corrosivas e tóxicas, de modo que as válvulas são desenvolvidas para resistirem ao funcionamento em condições extremas e evitarem vazamentos que poderiam comprometer a segurança das operações e dos funcionários.
Assim, a válvula on off é necessária tanto na parte de transporte quanto de armazenamento e de operação do setor químico.
2. Indústria de gás e petróleo
Nas indústrias de gás e petróleo as válvulas exercem o controle de fluxo de fluidos como petróleo e gás natural, principalmente em refinarias, oleodutos e plataformas offshore.
Nesses casos, uma das principais aplicações é evitar que o meio ambiente seja contaminado com o vazamento de petróleo.
3. Indústria farmacêutica
Na produção de medicamentos as válvulas do tipo on/off também são indispensáveis, controlando a vazão de componentes como solventes, compostos ativos e demais substâncias, assegurando que os processos sejam precisos.
4. Indústria alimentícia e de bebidas
Por fim, na parte de alimentos e bebidas, o uso de válvulas de controle on/off é particularmente importante para facilitar a realização de limpeza e manutenção dos sistemas de produção, viabilizando que toda a operação seja feita dentro de parâmetros de higiene e segurança.
Além disso, as válvulas atuam no controle de vazão de ingredientes para garantir o padrão de fabricação dos produtos finais.
5. Setor de saneamento
Outro setor que utiliza válvula on off é o de saneamento, para assegurar o eficiente controle do fluxo de água e garantir o funcionamento das estações de tratamento e do abastecimento público.
Benefícios das válvulas de controle on/off
Esse tipo de válvula de controle on off é muito utilizado por oferecer benefícios importantes para operações que dependem de um controle preciso de vazão.
Alguns dos principais benefícios são:
- Simplicidade de funcionamento: os mecanismos simples de acionamento reduzem erros ou falhas;
- Agilidade da operação: o fluxo pode ser liberado ou bloqueado com rapidez;
- Versatilidade: as válvulas de controle on/off podem ser utilizadas nos mais diversos segmentos industriais;
- Vedação eficiente: quando fechada, esse tipo de válvula impede completamente a passagem do fluido, evitando vazamentos;
- Controle remoto: quando as válvulas são atuadas o acionamento é feito de forma remota;
Veja mais sobre: Válvula de controle de vazão
Como escolher o tipo ideal de válvula on-off?
Para escolher o tipo ideal de válvula on off é preciso considerar o tipo de fluido (líquido, gás ou com sólidos em suspensão), a pressão e temperatura de operação, o nível de vedação exigido e a frequência de acionamento.
Válvulas esfera, por exemplo, são ideais para altas pressões e vazões, válvulas borboleta se destacam pela leveza e baixo custo, e válvulas guilhotina são indicadas para fluidos com partículas sólidas.
Além disso, a escolha do atuador, se elétrico, pneumático ou hidráulico, deve estar alinhada às necessidades de controle e automação do processo industrial que necessita da válvula on off.
Válvula de controle x Válvula on‑off: entenda a diferença
As válvulas de controle e as válvulas on‑off fazem parte do mesmo grupo de componentes essenciais nos sistemas industriais, ou seja, significam válvulas que controlam o fluxo de líquidos ou gases.
A válvula de controle regula o fluxo de forma contínua, ajustando a pressão, vazão ou temperatura para manter o processo estável. Já a válvula on‑off opera apenas em dois estados: totalmente aberta ou totalmente fechada.
Apesar de simples, a válvula on-off ela é altamente eficiente para interromper ou liberar completamente o fluxo, sendo ideal em desligamento de linhas ou sistemas de segurança.
Portanto, todas as válvulas on‑off são válvulas de controle, mas nem todas as válvulas de controle são on‑off. Entender essa diferença ajuda a escolher o tipo certo de válvula, para garantir segurança e eficiência nos processos industriais.
Principais indústrias que utilizam válvulas on‑off
As válvulas on‑off são mais utilizadas em setores industriais que exigem controle rápido do fluxo de fluidos, como em indústrias de:
- Petróleo e gás;
- Química e farmacêutica;
- Alimentícia e bebidas;
- Papel e celulose;
- Energia, saneamento e HVAC.
Válvulas de controle SAMSON
A SAMSON é reconhecida internacionalmente pela qualidade dos produtos de controle que desenvolve e produz.
Com uma linha completa de válvulas de controle, na SAMSON você encontra diferentes modelos de válvulas de controle on/off, como:
- Válvulas de Esfera SAMSON tipos BR26, 3358 e BVR;
- Válvulas Borboleta SAMSON tipos LTR43, BR10 e BR14;
- Válvulas de Plug Rotativo tipos 62.7 e 82.7;
- Válvulas de Fluxo Axial tipo AVR.
Veja todas as características e informações destas e de outras válvulas de controle SAMSON: navegue em nosso site e fale conosco!
Confira também: tipos de atuadores pneumáticos
Veja também: Válvula axial | Válvulas solenóide




